Um passivo trabalhista se caracteriza como a soma das dívidas que são geradas quando um empregador não cumpre as obrigações trabalhistas ou deixa de recolher os encargos sociais, que são direitos do trabalhador. A falta de atenção da gestão de pessoas pode gerar problemas para a empresa na Justiça do Trabalho.

O conhecimento acerca da legislação vigente, bem como o comprometimento e uma boa gestão dos recursos humanos são pontos fundamentais para evitar ser pego de surpresa e cometer erros referentes aos direitos dos funcionários. Confira alguns pontos importantes para evitar passivos trabalhistas:

1. Conhecimento da legislação
Qualquer gestor que pretenda ter um bom gerenciamento e relacionamento com seus colaboradores precisa conhecer de forma detalhada as legislações. Há uma série de leis a serem seguidas e tributos que devem ser recolhidos mensalmente. Todos os departamentos da empresa devem conhecer as principais normas que regem as condições de trabalho, a fim de que se possa garantir a integridade física e mental dos trabalhadores. É importante que o gestor conheça também os sindicatos referentes às categorias de trabalho que ele emprega e se informe sempre os acordos trabalhistas firmados entre essas entidades.

2. Comunicação
O espaço de comunicação deve permitir que o trabalhador exponha suas dúvidas, reclamações e possam ser partes integrantes de soluções. É importante que a empresa mantenha essa postura, pois permite trabalhar com o diálogo, evitando assim conflitos futuros.

3. Incentive a cultura organizacional
As normas, valores e a visão estratégica da empresa precisam ser éticas e responsáveis para com seus funcionários, para que possa agrupar equipes que mantenham e monitorem um comportamento saudável dentro da empresa. Esses valores devem motivar aos colaboradores ao trabalho em equipe integrado e saudável. Esse tipo de conduta fortalece os relacionamentos e melhora a produtividade. A cultura corporativa precisa desenvolver diretrizes que orientem a forma como os funcionários devem enxergar a empresa e a forma como devem agir dentro dela, mantendo sempre o respeito e a cooperação entre todos, criando um ambiente saudável.

4. Alinhamento de linguagem
Uma linguagem agressiva ou utilizada de forma errônea pode ser considerada um dos maiores males dentro de um ambiente empresarial. Uma comunicação agressiva pode desencadear assédio moral, por isso, é importante orientar a todos para o uso de uma linguagem respeitosa ao se dirigir às pessoas que trabalham no ambiente. Campanhas preventivas de assédio moral dentro da empresa podem ser fomentadas para evitar esse tipo de comportamento.

5. Monitoramento de riscos no ambiente de trabalho

Conheça todos os riscos que envolvem as atividades realizadas pela empresa, analisando as condições específicas de cada trabalhador e conheça todos os equipamentos de segurança exigidos para o exercício das atividades. Garanta e preze sempre pela saúde e segurança de todos os funcionários. O mapeamento dos riscos não se refere apenas às atividades que envolvem perigo, mas também para aquelas instituições que trabalham com metas agressivas. Tenha cuidado e saiba cobrar os resultados sempre motivando os funcionários e compreendendo suas limitações.

6. Auditorias internas
As auditorias internas são serviços muito eficientes para verificar a situação legal de todos os contratos e averiguar o funcionamento dos sistemas de ponto e a realização dos processos de pagamento. Elas ainda permitem analisar se os arquivos estão sendo gerados corretamente e apurar se a legislação trabalhista em vigor está sendo cumprida. Este é o tipo de ação preventiva que evita uma série de problemas futuros.

7. Advocacia preventiva

O auxílio de um profissional da área do Direito pode ser capaz de orientar com melhor precisão a atuação dos gestores para evitar litígios e também consegue organizar os processos da companhia resguardando documentos e provas que todas as ações estão sendo realizadas da forma correta. Esses profissionais são capazes de implementar uma série de recursos a fim de evitar gastos desnecessários. Investir em prevenção é certamente a melhor medida para o bom funcionamento das equipes de trabalho e para a saúde financeira do seu negócio.



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