Abrir uma distribuidora de material hospitalar pode ser uma decisão e ideia de negócio muito lucrativa, principalmente, se for realizado um bom trabalho para prospecção de novos clientes, fechamento de parcerias e fidelização de hospitais.

Dito isso, se você entende que existem boas oportunidades neste segmento de mercado e deseja investir na montagem de uma distribuidora de material hospitalar, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Como uma contabilidade especializada em distribuidoras, nós vamos apresentar uma série de dicas e orientações que serão importantes para o seu projeto.

Como abrir uma distribuidora de material hospitalar [Dicas e Planejamento]

A decisão de abrir uma distribuidora de material hospitalar exige a montagem de um planejamento detalhado por parte do empreendedor, uma vez que diversos itens precisam ser observados.

Partindo deste princípio, preparamos um passo a passo com uma série de dicas que podem contribuir para que você consiga tirar os seus planos do papel. Vale a pena conferir!

1.Pesquisa de mercado e plano de negócios

  • Pesquisa de mercado: Estude o mercado local para identificar a concorrência e o tamanho da demanda por distribuidores de material hospitalar, bem como, o perfil dos potenciais clientes e oportunidades de crescimento.
  • Plano de negócios: Elabore um plano de negócios detalhado, incluindo análise de mercado, estratégias de marketing, estrutura organizacional e projeções financeiras.

2.Definição do modelo de negócios e localização

  • Modelo de negócios: Defina o modelo de negócios da sua empresa, como por exemplo, se a mesma será uma distribuidora exclusiva de materiais hospitalares ou se também distribuirá medicamentos.
  • Localização: Escolha uma localização estratégica, considerando a proximidade com os clientes, espaço para armazenamento, logística e rotas de entrega.

3.Estruturação da operação

  • Instalações: Prepare as instalações conforme os padrões exigidos pela vigilância sanitária, além de reservar uma área de armazenamento, área administrativa e de atendimento ao cliente.
  • Equipamentos e tecnologia: Adquira equipamentos de ar condicionado, computadores, sistemas de gestão, sistemas de segurança, mobiliário e todos os itens necessários para estruturar a sua distribuidora.

4.Contratação de pessoal

  • Recrutamento: Contrate pessoal qualificado, incluindo vendedores, gerente, equipe de entrega e equipe administrativa.
  • Treinamento: Forneça treinamento adequado para a sua equipe em boas práticas de armazenamento, manuseio de produtos, atendimento ao cliente e vendas.

5.Fornecedores e estoque

  • Fornecedores: Estabeleça parcerias com fornecedores confiáveis e adquira os itens apenas dos fabricantes ou de intermediários autorizados por estes.
  • Estoque: Mantenha um controle rigoroso do estoque, garantindo o armazenamento adequado e a gestão eficiente dos materiais hospitalares, visando evitar danos aos itens ou perder produtos por vencimento da validade.

6.Marketing e publicidade

  • Identidade visual: Desenvolva uma identidade visual profissional, incluindo um logotipo, materiais de divulgação e impressos.
  • Marketing: Implemente estratégias de marketing e vendas, incluindo prospecção e visitas presenciais em potenciais clientes, como clínicas, laboratórios e hospitais.

Quando o objetivo é abrir uma distribuidora de material hospitalar são muitos os detalhes envolvidos. No entanto, com um bom planejamento, as chances de sucesso ao abrir esse tipo de negócio são muito significativas, tendo em vista a grande demanda que o mercado possui por produtos dessa natureza.

Qual o custo para abrir uma distribuidora de material hospitalar?

O custo para abrir uma distribuidora de material hospitalar envolve uma série de fatores, e por isso, exige um bom plano de negócios e um planejamento financeiro bem estruturado.

Conheça os principais custos que você precisará considerar na hora de estruturar o seu negócio:

  • Registro da empresa: Inclui taxas de registro na Junta Comercial e os honorários do escritório de contabilidade contratado.
  • Infraestrutura: Custos relacionados à aquisição ou aluguel de espaço físico, reformas, instalações elétricas e hidráulicas, mobiliário, equipamentos de ar-condicionado, sistema de segurança, entre outros itens.
  • Estoque inicial: Investimento no estoque inicial de produtos, que pode variar a depender do tamanho da distribuidora e da variedade de itens que você deseja oferecer.
  • Tecnologia e software: Despesas com sistemas de gestão empresarial (ERP), computador, impressora, smartphones e outras ferramentas necessárias para operar o negócio de forma eficiente.
  • Recursos Humanos: Custos relacionados à contratação de pessoal, incluindo salários, benefícios, encargos trabalhistas e treinamento inicial.
  • Marketing e publicidade: Investimento em estratégias de marketing e publicidade para promover a distribuidora de material hospitalar.
  • Capital de giro: Reserva financeira para cobrir despesas operacionais iniciais, como aluguel, salários, contas de serviços públicos, entre outros itens, até que a empresa comece a gerar receita suficiente para cobrir todas as suas despesas

É muito importante fazer uma análise detalhada de todos esses e alguns outros custos para determinar o investimento necessário para abrir uma distribuidora de material hospitalar na sua região.

Como abrir uma distribuidora de material hospitalar [Legalização]

Neste tópico, nós vamos apresentar um passo a passo completo sobre o processo de legalização para abertura de uma distribuidora de material hospitalar. Vale a pena conferir para esclarecer todas as suas dúvidas.

1.Contrate uma contabilidade especializada: Quando o objetivo é abrir uma distribuidora de material hospitalar, é importante que você conte com uma contabilidade especializada.

Além de cuidar de todos os trâmites para abertura do seu CNPJ, uma boa contabilidade pode manter todas as obrigações do seu negócio em dia com o fisco e lhe ajudar a pagar menos impostos.

Dito isso, se você ainda não encontrou um contador especialista neste segmento, saiba que você pode contar com a assessoria da Contplan.

2.Separe os documentos necessários: Dando sequência ao passo a passo, você vai precisar separar alguns documentos, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Inscrição Imobiliária do local onde funcionará a distribuidora.

3.Aguarde a abertura e legalização da empresa: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto o nosso time de especialistas cuida dos trâmites para abertura e legalização da empresa, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Liberação do Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Emissão da Inscrição Estadual;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Assim que toda documentação estiver em ordem, você poderá iniciar as atividades da sua distribuidora de material hospitalar.

Para saber mais, tirar suas dúvidas e abrir uma distribuidora com o apoio de contadores especializados, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!



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