O CMV é um indicador empresarial que é de interesse para investidores. Isso porque traz dados para cálculos usados na análise fundamentalista de negócios. Do ponto de vista gerencial, o CMV é importante para fazer a gestão do empreendimento de modo a administrar a lucratividade da operação. O que é CMV? CMV é a sigla para Custo de Mercadoria Vendida, e representa os valores empregados nas operações de comercialização de produtos durante um determinado período. Este é um importante aliado para a gestão de empresas que lidam com estoques de mercadoria. Isso porque o indicador integra cálculos que dão a noção da rentabilidade da operação, como o lucro bruto. Também pode ser usado para a apuração da margem de contribuição de produtos vendidos. Como calcular o CMV? Para fazer o cálculo do índice é preciso determinar o período que será analisado. Se for um mês, é necessário calcular a diferença no estoque entre o início e o final do mês, e somar o que foi adquirido no período. Sendo assim, a fórmula do CMV é dada por: ·CMV = Ei + C – Ef Onde: ·Ei = estoque inicial; ·C = compras feitas no período analisado; ·Ef = estoque final. Tome-se como exemplo uma loja de colchões. Supondo que tenha um estoque inicial 50 produtos no início do mês, a um custo de estoque total de R$ 50 mil. Ao longo do mês, o proprietário da loja comprou outros 20 colchões por R$ 20 mil. No final do mês, restaram 10 unidades, avaliadas em R$ 10 mil. Nesse caso, o CMV do período seria de R$ 60 mil. A importância do indicador É possível avaliar a qualidade de gestão de uma empresa com o Custo de Mercadoria Vendida. Quando um valor alto é usado para manter o estoque, há menos capital de giro da empresa. Assim, o negócio tem menos dinheiro para outros fins que trariam impacto financeiro para a empresa, como investimentos e para contratar funcionários. O indicador de Custo de Mercadoria Vendida também pode ser uma ótima sinalização para uma empresa melhorar o controle de estoque de mercadoria. Como diminuir o CMV de uma empresa A melhor forma de diminuir o Custo de Mercadoria Vendida é com uma boa gestão do estoque da empresa. Isto é, quanto mais tempo um produto fica estocado, maior o gasto. Mas há algumas formas de melhorar a gestão de estoque. Por exemplo: ·Inventário Rotativo: Há programas que sorteiam aleatoriamente produtos do estoque para serem checados ·Mapeamento e Integração de processos e operação: É possível ter uma ideia de quais produtos saem mais, organizar melhor a compra e evitar a falta; ·Programação de compras: Um calendário de aquisições ajuda na gestão de estoque. Outro ponto importante da gestão de estoques, para empresas que lidam com produtos perecíveis, é sobre a validade dos itens. Esse controle é feito para evitar perdas por deterioração da mercadoria. Fonte: Sunoresearch

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