Esta época do ano é propícia para fazer um balanço retrospectivo de tudo que se passou no ano anterior e planejar novas metas. Certamente 2017, não foi um no fácil para a economia, as grandes crises políticas, recessões, oscilação de juros e descompasso inflacionário, que afetaram os negócios. Muitos, saem deste período com baixas significativas, já outros decidiram sair do marasmo e agir para enfrentar a crise.

De fato, grandes transformações aconteceram, e o que interessa agora a todos é tentar registrar os saldos positivos deste momento tendo aprendido com os erros e acertos a fim de começar 2018 com novas perspectivas. Não será fácil restaurar uma economia tão fortemente abalada e projetar um cenário estável, mas esse processo de recuperação virá de forma gradual. As projeções de mercado são, inclusive, otimistas para aqueles que estão em busca de recuperação.

O planejamento estratégico para 2018 precisará contar com uma força-tarefa grande, tanto no que se refere à iniciativa privada quanto pública, uma vez que o ano é decisivo, pois estaremos novamente vivenciando uma eleição
presidencial. Neste cenário de incertezas, a cautela ainda será o melhor conselho, pois as reviravoltas acontecem da noite para o dia. Há, no entanto, pequenas luzes que se acendem no fim do túnel: especialistas políticos e economistas buscam encorajar aos empreendedores apontando caminhos positivos para resolver os problemas que se instauraram e os que ainda estão por vir e contam com um cenário, na medida do possível, positivo.

Não há como fugir em 2018 dos cintos ainda apertados, mas a expectativa é de uma inflação controlada, crescimento nos setores da indústria e comércio e as taxas de juros menores. Dados recolhidos do Boletim Focus, divulgados no site do Governo Federal recentemente reuniram as expectativas de cerca de 100 analistas de mercado, que apontaram avanços para Brasil neste ano. Estas expectativas se desenham a partir das análises realizadas quanto ao desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), que mostra sinais de melhora e também aponta uma inflação que começa a desacelerar. Mesmo que todos esses dados estejam em constante revisão e análise processual é salutar contar com uma perspectiva favorável.

Aos empresários e aos trabalhadores a regra segue sendo a mesma de 2017, muito foco nos processos de gestão e na economia geral para não deixar o pessimismo tomar conta, haverá ainda muitas reformas em andamento que prometem mudanças e ajustes de mercado e que precisarão de força e confiança. A questão é saber reconhecer o momento e aproveitar as oportunidades que irão surgir. Para o Brasil de 2018 as palavras-chaves serão: inovação, proatividade e soluções criativas para quem não quer estar acomodado e refém da crise financeira.



Conte com a Contplan, entre em contato agora.

Converse agora mesmo com um especialista e descubra como podemos otimizar seus processos.

Preencha seu contato preferido:

Solicitar contato

Selecione uma opção de contato:

Endereço

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 2135 - Petrópolis - Porto Alegre - RS, 90.630-084