Área do Cliente

Gestão jurídica como complemento da área contábil

A área contábil é um dos segmentos que mais necessita de troca de informação e alinhamentos com outras áreas. Ela funciona sempre em parceria com outros departamentos, como o RH, a gestão e o setor jurídico.

Falando especificamente da gestão jurídica, sua conexão com o setor de contabilidade é fundamental, principalmente, em razão da complexidade do sistema tributário brasileiro. A constante atualização de legislações e outras normativas exige de conhecimentos de ambas as áreas de atuação. Desta forma, o trabalho em conjunto agrega valor a processos como:

Aspectos societários
No que se refere à organização societária, o estudo do tipo de empresa que irá se formar depende da participação desses dois segmentos. O planejamento societário é feito com advogados e contadores capazes de indicar o ritmo dos passos em relação à estrutura da empresa, tanto com relação às questões societárias, quanto à transmissão dos direitos sobre a empresa no caso de um contratempo eventual com os sócios.

Planejamento tributário
O regime tributário mais adequado deve ser identificado para que os pagamentos de impostos e taxas estejam em consonância com às exigências legais. A decisão a respeito da escolha do regime é fundamental para o regime econômico da empresa, e quando feita em conjunto entre as áreas há possibilidade, por meio da análise de dados contábeis e o conhecimento jurídico da área realizar um planejamento mais assertivo.

Planejamento estratégico
Enquanto o sistema contábil é capaz de levantar dados a respeito da produção, lucros, gastos, pagamentos, a área jurídica pode analisar as expectativas do mercado consumidor. Com as duas informações em mãos, é possível fazer
uma melhor previsão da produção de acordo com as exigências externas do mercado e adequar a precificação de acordo com a demanda. No que se refere ao planejamento de crescimento, há também a preocupação com o rumo dos negócios, com a satisfação dos funcionários e com a gestão das equipes. Portanto, a ambos setores cabe o conhecimento de todas as estruturas internas de funcionamento de uma empresa, e cada decisão de negócios precisa do amparo desses.

Acompanhamento das rotinas
As rotinas são fundamentais no funcionamento de uma empresa, é preciso, portanto que o trabalho tenha uma engrenagem bem construída. São muitos os compromissos a cumprir e, se o setor jurídico e financeiro não se comunica entre si, certamente haverá falhas com relação ao cumprimento das demandas. A rotina inclui alimentação de dados nos sistemas de informação, agenda de pagamentos e recebimentos, arquivamento de documentos, controle de prazos, correto funcionamento dentro do regime fiscal, anotações de atendimentos e agendamentos processuais, entre tantos outros. A compartilhamento dessas informações entre o setor jurídico e contábil em uma base de acesso comum é importante para que todos estejam a par dos acontecimentos e processos em andamento da empresa.

Relacionamentos
Todos os contratos firmados em uma empresa, seja entre sócios, fornecedores, clientes ou trabalhadores precisam ser analisadas em relação aos custos e respeitar todas as exigências legais, portanto precisam passar pela análise financeira e jurídica. É necessário padronizar o tipo de contrato e acordos com todos para que a empresa tenha um padrão de funcionamento. A análise de riscos do contrato é tarefa atribuída aos advogados responsáveis pela elaboração das cláusulas contratuais. Todos precisam estar assegurados de seus deveres e suas atribuições para que os envolvidos estejam em uma situação de segurança. No entanto em qualquer contrato há formalizações financeiras incluídas, o que leva a atuação direta do setor de contabilidade na análise dos riscos comerciais. O gestor precisa ter certeza de que, ao assinar um contrato, não haverá nenhum risco financeiro não identificado ou alguma situação de vulnerabilidade legal. São os advogados e contadores os profissionais capazes de fornecer essas informações.

A Contplan acredita que a inovação e o aprimoramento contínuo são elementos fundamentais para a evolução de qualquer negócio. Por isso, ampliou recentemente o portfólio de serviços com a Gestão Jurídica.

Entre em contato para solicitar uma proposta personalizada: comercial@contplan.com.br | (51) 3333.3978

Compartilhar este post

Receba as principais informações do segmento e todas as novidades da Contplan por e-mail.

Cadastre-se na nossa newsletter